sábado, 24 de dezembro de 2016

O Que é Pedra Corisco?


A pedra corisco ou pedra raio como é popularmente chamada, e que no folclore popular diz-se que tal pedra cai do céu junto com os raios, se enterrando no solo e voltando a superfície depois de 7 anos, e que quem acha tal pedra terá sorte ou que guarda-la em casa pode proteger-la contra raios ou  atrair eles, isso muda de região para região. porém essas pedras chamadas corisco na verdade são ferramentas utilizadas por índios há centenas ou poucos milhares de anos atrás, elas eram utilizadas como machados, pontas de flechas, lanças e utensílios do dia dia dos antigos indígenas.
.
Corisco (ferramenta indígena)

Na verdade a real pedra de raio se chama fulgurito, e isso não tem absolutamente nada haver com a rocha que chamam de corisco, pois o fulgurito é uma espécie de tubo vítreo formado quando o raio atinge a terra e sob altíssima temperatura, derrete minerais de quartzo e sílica formando vidro, já o corisco ou pedra raio são rocha bruta, muito resistentes e pesadas, contendo alto nível de ferro e outros metais.
Fulgurito ("pedra" raio verdadeira)

93 comentários:

  1. Se há alto índice de ferro, então pode haver uma relação entre a queda do raio (que provoca um forte fenômeno eletromagnético) com o aparecimento da pedra no local. Só uma suposição para o surgimento do mito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero compra uma parece machadinha

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Tenho um pra grande pra vênde
      r sap 94 992204139

      Excluir
    4. Eu tenho uma no estilo machadinha igual essa da goto aí

      Excluir
    5. eu era um menino ,quando um raio caiu e abriu uma árvore de eucalipto aqui em Suzano SP, a chuva era constante abrindo uma vala no canto da rua ,ao abrir a clatera eu curioso entrei no buraco e vi a ponta de uma pedra grande e marrom no formato de um feijão eu escavei e retirei ,minha mãe disse : isso é curisco , e me explicou , um vizinho muito esperto pediu na época e eu dei a ele a tal pedra ," não se trata de mito é real pois eu vi o raio e achei a pedra

      Excluir
  2. Tenho uma pedra dessa dentro do meu carro,diz que la é seguro.

    ResponderExcluir
  3. eu tambem tenho uma em forma de machado . era um artefato cortante

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma pedra dessa tipo machadinha com 750grs mais informaçoes zap.71999557846

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma. Pedra dessa em forma de machado

    ResponderExcluir
  6. Tenho Fulgurito para venda
    19 999713239 whats

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma dessa aí quardada a muito tempo queria saber o preço

    ResponderExcluir
  8. tenho uma pedra dessa gardada que encontrei outro dia desses zap 69999596293

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma pedra caiu do raio da pra vender quando esfrego ela fica cor de prata vale algo

    ResponderExcluir
  10. Ontem caiu um raio na porta de casa e deixou uma pedra esverdeada ainda estava quente quando oegamos, o que pode ser essa oedra?

    ResponderExcluir
  11. Então como explicar: caiu um raio em uma árvore, e alguns tempo depois foi achado uma pedra? A tá coincidência, mais como explicar em outros locais que caíram raio foi encontrado também a pedra de mesmo formato... Tenho duas delas....

    ResponderExcluir
  12. Meu e-mail:joelsilvasat@gmail.com... Tenho duas pedras, uma pess 1,7kg e outra 0.6kg... tem muita coisa em volta dessas pedras que a ciência ainda nan explica...

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma em forma de machadinha
    17996780784

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho uma pedra dessa também,,, parece c uma das primeiras lanças feita de pedra... meu zap aí 98 985217237

    ResponderExcluir
  15. Meu tio tem uma pedra dessa bem grande pesada em forma de machadinha ela brilha quando molhar interessante demais o formato dela .

    ResponderExcluir
  16. Alguém faria uma doação de uma pedra dessas ? Meu zap 88 99984.3533

    ResponderExcluir
  17. tenho uma dessa e formato parecido como a ponta de um cone ...

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma pedra corisco em forma de machadinha quero vende-la

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho uma ,tem um formato bem diferente,tem umas nuances azul e branco,alguém sabe avaliar ?

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma pedra corisco para vender ela tem formato de machadinha e um sete desenhado

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma machadinha perfeita moro em salvador .zap 71 999557846.

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma me falarão que uma pedra de corisco peça 7kg alguém que conheser entra em contato 22996154655

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Tenho pedra ela parece uma machadinha vendo 67996656239

    ResponderExcluir
  25. Tenho uma pedra dessas, interessados ZAP 81985413582

    ResponderExcluir
  26. Tenho também que parece uma machada,esta a venda..
    Zap 98 986082181

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma pedra da mesma, está a venda, entrar em contato whatsaap (83)98761-64979 .

    ResponderExcluir
  28. Tenho uma da mesma, está a venda. Whatsapp (83) 987616479

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho uma pedra está a venda 67996656239

    ResponderExcluir
  30. EU tengo ua pedra grande Bonita tenhe 15 días ta Nova preco negociable e pesada interesados 94992907888 estado do para fala intere

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho duas pedras e gostaria de vende-las, mas não sei quem poderia comprar, ja me falaram que normalmente essas pedras podem variar entre R$ 1.000,00 até R$ 1.000.000,00
    Segundo um topografo amigo meu, essas pedras que possuo pode valer cerca de R$ 100.000,00 cada, gostaria de saber se isso é realmente verdade

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho uma peça que de um lado forma que to procurando entender o que e e toda esquinada ta com mais de dois anos que eu encontrei e um material de ferro é o pessoal do tempo de meus avós falam que o corisco e tipo uma machadinha é todo esquinado!

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho uma linda pedra dessa. Está a venda contato. 83. 993824910 ZAP

    ResponderExcluir
  34. Tenho uma pedra preta igual a essas que vi, porém em perfeito estado, parece mágica, fico olhando para ela e consigo sentir sua ancestralidade!!! Fiz uma pesquisa aqui e estou impressionado. A minha foi encontrada no deserto nas DUNAS próximo ao mar no RN . Sei que ela deve valer muito, pois está perfeita de verdade. Interessados meu zap 84988648524

    ResponderExcluir
  35. tenho uma pra vender. 094991604452

    ResponderExcluir
  36. Eu tbm tenho uma em forma de manhãzinha esverdeada com algumas marchinhas marrons tem alguma explicação?

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho uma machadinha encontrando no fundo de um rio no norte do país, feita de pedra de corisco, vendo para colecionador, interessados entrar em contato. 68999567891

    ResponderExcluir
  38. Tenho uma pedra pra vender parece uma machadinha 67996656239

    ResponderExcluir
  39. Tenho uma pedra machadinho quero vender pedra antiga

    ResponderExcluir
  40. Tenho uma pedra corisco. Quero vender, mas não sei o valor. Fone

    ResponderExcluir
  41. Ola.
    Tenho uma pedra corisco. Quero vender, mas não sei o valor. 91985085468

    ResponderExcluir
  42. Eu tenho uma pedra dessa, pretendo vender ,quem tiver enterece,ligar996413667

    ResponderExcluir
  43. Eu tenho uma pedra de curisco formato de um ovo pontudo aparentemente contem um tipo de ferro achei hoje sobre o solo da areia

    ResponderExcluir
  44. Eu tenho uma igual um Machado e bem grande

    ResponderExcluir
  45. Tenho uma dessa machadinho encostei a poucos dias 42 999941202

    ResponderExcluir
  46. Cuanto custa um custa uma pedra curisco

    ResponderExcluir
  47. Tenho uma igual machado,há mais de 20 anos

    ResponderExcluir
  48. Tenho uma pedra dessa pretendo vende-la 33991130586

    ResponderExcluir
  49. Tenho uma de herança de família ,foi feita por um parente centena de anos ,quero 20 mil,sou da etinia terena.

    ResponderExcluir
  50. Eu tenho uma pedra!
    Vendo alguém quizer entra em contato.

    ResponderExcluir
  51. Tenho uma pedra raio curisco há mais de trinta anos

    ResponderExcluir
  52. Faço negocio com ela watsap 849.99966356

    ResponderExcluir
  53. Tenho uma a mais de trinta anos encontrei quando menino.interesados liga 84 9 99966356

    ResponderExcluir
  54. Meu avô achou uma da mesma cor desta que está na imagem porém essa tem uns dois palmos de tamanho muito linda parecendo uma semente gigante

    ResponderExcluir
  55. Meu avô achou uma da mesma cor desta que está na imagem porém essa tem uns dois palmos de tamanho muito linda parecendo uma semente gigante ,gostaria de saber mais.

    ResponderExcluir
  56. Eu tenho uma pedra dessa formato Machadinho Zap 88 998272538

    ResponderExcluir
  57. Tenho uma pedra dessa formato palito queria saber mais sobre ela se ela tem valor 88 998272538

    ResponderExcluir
  58. Eu tenho uma pedra igual essa da foto
    Quem se enteressar meu zap 98984940328

    ResponderExcluir